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01

Pressurize o flexível do freio com ferramenta adequada, abra o sangrador e retire as pastilhas.

02

Verifique a pinça de freio: êmbolo deslizante, pinos deslizantes e guarnição de borracha, em caso de travamento retirem-nos com cuidado usando ferramental específico, faça a análise dos componentes e, caso haja alguma irregularidade, troque-os, e, antes de montar, lubrifique-os.

03

Não instale pastilhas novas em discos comprometidos, ou seja, fora de medida, empenado, espelhado e azulados ou sem retificá-los, se retificado, fique atento para a espessura mínima especificada pelo fabricante.

04

Verifique a pinça de freio: êmbolo deslizante, pinos deslizantes e guarnição de borracha, em caso de travamento retirem-nos com cuidado usando ferramental específico, faça a análise dos componentes e, caso haja alguma irregularidade, troque-os, e, antes de montar, lubrifique-os.

05

Quando substituir os discos nunca use derivados de petróleo para efetuar a limpeza, utilize apenas água e sabão para remover a camada de proteção, em seguida passe ar comprimido.

06

Realize análise minuciosa em todo o sistema de freio: flexíveis, cilindro mestre, cilindro de roda, hidrovácuo, válvula equalizadora etc.

07

Verifique o nível do fluido de freio, se estiver abaixo do nível indicado no reservatório, efetue a troca. IMPORTANTE: SUBSTITUA O FLUIDO A CADA 10 000km OU 12 MESES, O QUE OCORRER PRIMEIRO, UTILIZANDO SEMPRE O RECOMENDADO PELO FABRICANTE DO VEÍCULO, EM HIPÓTESE ALGUMA MISTURE DIFERENTES FLUIDOS DOT 3 - DOT 4 - DOT 5 ETC.

08

Instale as pastilhas novas recuando o cilindro da pinça de freio com o sangrador aberto, em seguida feche o sangrador.

09

Acione levemente o pedal de freio várias vezes, até a metade do curso total. Realize esse procedimento até sentir o enrijecimento do pedal.

10

Sangramento do sistema: acione o pedal de freio por mais ou menos 4 vezes até 3/4 do curso do pedal, abra o sangrador e veja através do vidro bolhas de ar. Repita esse procedimento até a eliminação total das bolhas de ar, feche o sangrador. Repita o procedimento em todas as rodas.

11

Após a instalação completa das pastilhas de freio, verifique se as rodas do veículo giram livremente.

12

Oriente o proprietário do veículo para efetuar o assentamento das pastilhas de freio conforme descrito. Nos primeiros 200km, após a troca das pastilhas de freio, frear o veículo moderadamente e com cuidado, lembrando que o conjunto, disco e pastilha, está em fase de assentamento, após o assentamento das pastilhas de freio o sistema estará respondendo normalmente. Esse procedimento não elimina a eficiência da frenagem, mas, sim, possibilita o perfeito assentamento do conjunto, impossibilitando futuros problemas com ruído.

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