blog da syl

  • SYL - Sistema de Freios

Como fazer a calibragem corretamente?


Calibrar os pneus é um hábito tão comum que muitas vezes esquecemos de prestar atenção em algumas recomendações importantes. Essa manutenção garante segurança e conforto para o motorista e passageiros. A calibragem inadequada pode trazer prejuízos para o veículo, como: aumento do consumo de combustível, redução da estabilidade, risco de aquaplanagem e desgaste excessivo.


Para evitar todos esses danos, o recomendado é calibrar os pneus de 15 em 15 dias. A regulagem correta varia de veículo para veículo e é indicada pelo fabricante no manual. Importante: note que os valores alteram de acordo com a posição dos pneus (dianteiros x traseiros). O ideal é que os pneus estejam frios no momento da calibragem já que, quando aquecidos, o ar circulante causa pressão interna. Se não for possível, evite rodar mais do que 3 quilômetros até o estabelecimento.


Não esqueça de calibrar também o estepe. Em casos de imprevisto, ele deve estar totalmente apto para ser utilizado imediatamente. Por isso, garanta que o pneu reserva esteja sempre em perfeitas condições. O mais adequado é que ele seja calibrado com pelo menos uma libra além da recomendação do fabricante, visto que ficará guardado. Lembramos que a ausência do estepe é classificada como infração grave e causa multa.

9 visualizações
ENTRE EM CONTATO COM A S.Y.L

(15) 3235-4900

Avenida Vela Olímpica, 851 - Jd. Ouro Branco - Sorocaba/SP - CEP: 18087-350

© 2019 | S.Y.L Pastilhas e Sapatas de Freios | Direitos reservados