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Especial #DiaDoComerciante


Hoje é dia do comerciante e, como sabemos, vender um produto ou serviço requer talento e habilidade. No post de hoje, reunimos cinco dicas fundamentais para garantir o bom andamento do seu negócio.


1- A arte da persuasão

O bom vendedor é aquele que consegue destacar todos os pontos positivos da mercadoria que está oferecendo, alcançando assim o seu objetivo de venda. Uma boa dicção é essencial para isso. A dica é falar de maneira clara e pausada, garantindo a total compreensão do cliente. Evite informações vazias (a famosa enrolação ou “encher linguiça”), preferindo as concretas e objetivas. Palavras rebuscadas não são necessárias e podem te atrapalhar. Opte por um vocabulário mais simples.


2- Mantenha o bom humor

Nada é mais desagradável para o cliente do que um vendedor que não transmite simpatia e cordialidade. Estas são características que aproximam quem está vendendo de quem quer comprar. O sorriso é seu maior aliado. Importante lembrar: procure não alterar o tom de voz quando passar por momentos de estresse. Isso pode colocar o cliente numa posição de rival, que é exatamente o oposto do que tentamos criar.


3- Conheça o seu público

Seus clientes são jovens adultos ou adultos de meia-idade? Em sua maioria, são homens ou mulheres? Quais são suas profissões? E seus hobbies, aspirações e interesses? Todas essas informações são importantes para que você entenda quem está consumindo seu serviço e crie uma conexão com esse público. Desta forma, fica mais fácil saber como e o que vender para cada perfil de cliente.


4- Conheça o seu negócio

Este item pode parecer óbvio e, por isso, muitas vezes é deixado de lado na hora de traçar estratégias para vender mais. Muitas vezes um negócio começa por acaso, herdado pela família, impulsionado por conhecidos... Mas você já pensou qual é o seu perfil de comerciante? Leve em consideração algumas perguntas, como: você lida bem com trabalhos em equipe ou prefere agir sozinho? Você estabelece metas? Gosta de desafios e está sempre atento às novidades do mercado? Ou é mais convencional? Você tem uma rotina de trabalho ou gosta de explorar novas possibilidades?


5- Além do produto

Cada vez mais clientes procuram comércios que não apenas ofereçam produtos e serviços que eles buscam, mas com valores que sejam familiares. Como você oferece sua mercadoria? Grandes eventos e marcas globais estão registrando uma mudança de comportamento: mais do que a mercadoria, é necessário vender uma ideia junto.

A famosa marca de refrigerantes vende mais do que a bebida gaseificada açucarada - ela vende felicidade, união e amizade. Perceba: todos os comerciais da empresa reforçam esses valores. E qual é o intuito disso? Que ao abrir a latinha ou garrafa de rótulo vermelho, o cliente associe esse momento a uma sequência de bons sentimentos. E, assim, refaça a compra na próxima ida ao mercado ou numa parada na sua lanchonete preferida.


Essa lista foi pensada considerando estratégias de marketing, estudos de grandes marcas e institutos e pesquisas com clientes. Mas tem sempre aquela característica insubstituível: você! O comerciante é o fator indispensável entre o produto a ser vendido e o cliente interessado. Buscar mais conhecimento sobre técnicas de venda e procurar se atualizar quanto às novidades do mercado são hábitos cada vez mais necessários para garantir o desenvolvimento da empresa. Porém, o que transforma o seu ofício em arte é o seu toque especial. Aquele dom que todo comerciante tem. Boa sorte, ótimos negócios e parabéns pelo seu dia!

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