Antes de pensar em fidelizar o cliente, busque entender quem é o seu público-alvo. Responda às perguntas:
Para quem eu vou vender? Onde eu vou vender? Como eu vou vender?
Mais do que um serviço ou uma mercadoria, você precisa vender características essenciais para o consumidor: idoneidade, confiança, garantia de bom atendimento etc. E para isso é necessário saber quais são os valores importantes para esses consumidores. A partir daí, pense em estratégias para garantir um atendimento diferenciado.
Como conquistar credibilidade?
É importante lembrar que a atitude antes, durante e depois da venda é essencial para garantir que o cliente volte. A principal dica é ser transparente na hora de passar o orçamento – além de oferecer explicações detalhadas sobre o procedimento a ser realizado. Fale de maneira clara e pausada para atingir a total compreensão de quem está ouvindo. Evite informações vazias (a famosa enrolação ou “encher linguiça”), preferindo as concretas e objetivas. Palavras rebuscadas não são necessárias e podem te atrapalhar. Opte por um vocabulário mais simples.
Avalie se o prazo de entrega é viável e evite passar datas impossíveis. Se houver algum imprevisto, avise imediatamente.
Capacitação é um diferencial.
Invista em capacitação profissional. É muito frequente que o clientes busquem informação antes de contratar um serviço ou adquirir um produto. Quando se trata de veículo, isso não é diferente. Por esse motivo, é fundamental que o profissional esteja cada vez mais preparado para realizar o procedimento correto e oferecer as explicações necessárias. A especialização em determinadas áreas também é uma tendência a ser explorada.
Essa qualificação não serve apenas para o mecânico, mas também para o balconista e até mesmo o proprietário.
Invista em estrutura.
Crie um espaço aconchegante para seus clientes. Sabemos que muitas vezes é difícil transformar a oficina mecânica num ambiente receptivo, mas é possível montar áreas que passem essa sensação.
Uma dica é ter uma sala de recepção ou de espera. Se tiver possibilidade, adicione elementos familiares como sofás, quadros ou um cantinho do café. Espaço para crianças também é muito bem-visto por quem está sempre acompanhado dos pequenos.
Programas de fidelidade.
Alguns modelos de estratégia que funcionam para oficinas:
cartões de fidelidade do tipo “compre 5 e ganhe 1”;
gratuidade na terceira revisão/troca de óleo;
cupons de desconto;
brindes (chaveiros, aromatizantes, saquinhos de lixo para carro, adesivos etc). Muitos fabricantes oferecem esses apetrechos. Verifique a possibilidade junto das suas marcas parceiras.
Além do básico.
Uma dica para tornar ainda melhor o relacionamento com os clientes é presenteá-los com serviços adicionais gratuitos. Algumas sugestões que se mostram efetivas:
agendamento de horário;
opção de executar o serviço na residência ou trabalho do cliente (quando possível);
lavagem de carro e troca de óleo;
serviço de buscar e devolver o carro na residência ou trabalho do cliente (exclusivo para bairros próximos da oficina);
disponibilidade de compra de um produto que não consta no estoque da oficina;
entregar o veículo antes do prazo estipulado (quando possível).
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