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Marketing para oficina mecânica.

Atualizado: 29 de jul. de 2019


Você já ouviu falar em marketing? Por definição, é o conjunto de atividades e estratégias desenvolvidas para fazer com que a oferta do mercado encontre as necessidades e desejos dos consumidores. Apesar de ser uma área diretamente ligada a vendas, ele explora várias etapas do antes e depois da transação.


No post de hoje, vamos explicar um pouco dos conceitos básicos e como você pode aplicá-los no seu negócio.

Os principais pilares do marketing:


1- Foco no produto

O primeiro objetivo do marketing é claro: vender o produto. Nesta fase, é importante pensar em algumas questões: qual é o meu produto/serviço? Quanto eu pretendo ganhar por ele? Quais as principais informações e qualidades desse produto que devem ser divulgadas?


2- Foco no cliente

Entender seu público-alvo é fundamental para que você consiga atingir a primeira meta. Para quem eu vou vender? Onde eu vou vender? De que maneira eu vou vender?


3- Valores

Como o seu cliente vê o seu comércio. Mais do que a mercadoria, você precisa vender características essenciais para o consumidor: idoneidade, confiança, garantia de bom atendimento etc. Além disso, é importante pensar em como você oferece sua mercadoria. Grandes eventos e marcas globais estão registrando uma mudança de comportamento: além do produto, é necessário vender uma ideia junto.


Como aplicar o marketing na sua oficina mecânica?

Boa parte das estratégias de marketing precisam de planejamento e reflexão. Porém, atitudes simples do cotidiano já podem ajudar e muito no desenvolvimento do seu negócio. Vamos conhecer algumas?

Antes de mais nada, é fundamental garantir que o serviço prestado seja de qualidade. O treinamento dos funcionários e a utilização de bons equipamentos são aspectos importantes para alcançar a satisfação dos clientes.


Outros pontos que devem ser levados em conta são: organização e limpeza. Ninguém se sente confortável em lugares bagunçados e sujos, certo? Claro que é preciso respeitar o contexto da oficina mecânica, mas procure criar ambientes aconchegantes - como uma sala de espera ou recepção.


Fidelização do cliente

A atitude antes, durante e depois da venda é essencial para garantir que o cliente volte. Quando fizer uma explicação, fale de maneira clara e pausada para atingir a total compreensão de quem está ouvindo. Evite informações vazias (a famosa enrolação ou “encher linguiça”), preferindo as concretas e objetivas. Palavras rebuscadas não são necessárias e podem te atrapalhar. Opte por um vocabulário mais simples.


Mantenha o bom humor! Nada é mais desagradável para o cliente do que um vendedor que não transmite simpatia e cordialidade. Estas são características que aproximam quem está vendendo de quem quer comprar. O sorriso é seu maior aliado.

Em casos de reclamações ou discussões, mantenha a calma e não altere o tom de voz. Isso evita que você coloque o cliente numa posição de rival, que é exatamente o oposto do que precisamos.


As ações pós-venda também são fundamentais. Uma dica simples e fácil é mandar uma mensagem, fazer uma ligação ou mesmo enviar um e-mail para saber se o cliente ficou satisfeito com a compra ou serviço realizado. Isso faz com que ele sinta que sua opinião é importante e tenha a certeza de que, caso haja algum problema, ele será atendido.


Explore as possibilidades!

Promoções, saldões, brindes e programas de fidelidade são sempre muito bem vistos pelos clientes.


Como aplicar essas opções?

Aproveite datas comemorativas e ofereça descontos como presente. Saldões de fim de ano ou de produtos “encalhados” também são uma boa saída. Cartões de fidelidade do tipo “compre 10 e ganhe” são boas estratégias. Brindes simples como chaveiros, aromatizantes, saquinhos de lixo para carro e adesivos são baratos e demonstram resultado. Muitos fabricantes também oferecem esses apetrechos. Verifique essa possibilidade com as suas marcas parceiras.


Marketing digital: invista!

Cada vez mais notamos a necessidade de estar presente no mundo virtual. Ferramentas como Google, Facebook, Instagram e o próprio website da empresa são importantes na captação de novos clientes e manutenção dos antigos.


Se um cliente perde o cartão da loja com o telefone, por exemplo, ele pode facilmente encontrar a informação nas redes. Sua oficina mudou de endereço? Avise nas mídias sociais. Implantou atendimento por WhatsApp? Seu público vai querer saber. Fez uma promoção imperdível de Natal? Poste fotos e atraia mais clientes para seu empreendimento.


Mas quais estratégias vão funcionar melhor para o seu negócio? A dica é escutar e identificar o seu público. Qual o perfil dele? O que fazer para agradá-lo? Depois de qualquer ação, é interessante fazer um levantamento para analisar os resultados. Avalie frequentemente o funcionamento do seu negócio e pergunte sempre a opinião dos clientes. Aos poucos, você percebe qual estratégia tem o melhor custo-benefício para sua empresa.

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