Muitas vezes, a oficina mecânica é associada a um ambiente bagunçado e desagradável. É fundamental trabalhar essa ideia e transformar o espaço num local mais receptivo. Claro que também é preciso levar em conta o contexto do negócio – sabemos que a área onde o serviço é realizado não estará sempre limpa e metodicamente organizada.
Porém, alguns hábitos simples podem melhorar o visual e ainda tornar mais fácil o dia a dia do mecânico. Vamos conhecer essas dicas?
1. Cada coisa em seu lugar.
Determine e sinalize os espaços de trabalho dentro da oficina. Posicione as ferramentas e equipamentos de acordo com as funções possibilitando uma maior agilidade no serviço. Após utilizar, devolva o utensílio no lugar indicado.
É importante avaliar também a individualidade do negócio. Em geral, painéis perfurados são eficientes para facilitar a organização das ferramentas. Outra dica é analisar a necessidade de duplicatas. Evite ter vários instrumentos do mesmo tipo – a não ser que seja muito necessário, é claro. Etiquetar os utensílios também pode tornar a rotina mais prática.
Carrinhos e armários de ferramentas podem ser boas alternativas dependendo do lugar. Avalie as opções e determine qual é melhor para seu negócio.
2. Lixo no lixo.
Espalhe lixeiras pela oficina, facilitando o descarte. Cuide para que embalagens e outros descartáveis sejam depositados no local correto.
3. Práticas de limpeza.
Nós sabemos que manter a limpeza numa oficina mecânica pode ser uma tarefa bem difícil. Mas não é por isso que devemos ignorar essa questão. Primeiramente, pense nos espaços que serão frequentados pelo cliente – eles precisam de destaque e cuidados.
O recomendado é estabelecer ambientes separados do local de serviço. Crie uma sala de recepção ou espera para seus clientes. A área principal – onde a inspeção é realizada – também deve ficar separada. Esta medida evita inconvenientes como contaminação e bagunça.
Utilize produtos específicos para limpeza pesada nas áreas de trabalho do mecânico e garanta que essa limpeza seja feita periodicamente. Quanto mais acumulada, mais difícil será de remover a sujeira.
4. Manutenção dos equipamentos
Faça de acordo com as recomendações do fabricante.
5. Identidade visual
Você já percebeu que todas as grandes marcas têm padrões definidos? Logomarca, cores, fonte da letra, design e lay-out das lojas. Isso tem um motivo: firmar a marca na memória do cliente. A padronização também transfere uma ideia de profissionalismo e credibilidade.
Pense nas características que você pretende transmitir e coloque nos seus padrões. Não esqueça de incluir uniformes nessa lista.
6. Decoração
Como mencionamos anteriormente, sabemos que o ambiente da oficina não possibilita áreas totalmente limpas e organizadas. Mas você pode criar espaços aconchegantes para seus clientes, como uma sala de recepção ou de espera. Se tiver possibilidade, é interessante adicionar elementos familiares como sofás, quadros ou um cantinho do café. Pôsteres e adesivos com a temática de carros também são boas ideias. Você ainda pode utilizar objetos do dia a dia (pneus, pallets, volantes etc). Um exemplo disso é o uso de barris como mesinhas.
Lembramos que é sempre importante analisar e conhecer o espaço. Desta forma é possível criar um ambiente prático e funcional, sem deixar de ser organizado e agradável aos olhos de quem visitar.
留言