blog da syl

  • paola9574

Posts patrocinados

Para dar continuidade à série #RedesSociaisParaOficinaMecânica, hoje vamos explicar o que são e como funcionam os anúncios patrocinados do Facebook e Instagram.

Na última postagem, tivemos algumas dicas de como aumentar a visibilidade dos seus posts de forma gratuita (se você ainda não leu, acesse: http://bit.ly/RedesSociais__). Porém, para ampliar ainda mais o alcance, essas plataformas oferecem uma forma paga de anunciar produtos e serviços. O investimento fica a seu critério e não precisa ser alto, mas é ele que determina quantas pessoas serão atingidas. Vamos entender melhor como funciona?


Facebook

Antes de mais nada, é fundamental entender dois conceitos das páginas do Facebook: "pessoas alcançadas" e "envolvimento".


O primeiro refere-se a quantos usuários foram atingidos pelo seu post, ou seja, quantas pessoas viram o seu anúncio. Já o segundo está relacionado às interações. Isto significa: pessoas que reagiram de alguma forma ao seu post - com curtidas, compartilhamentos ou comentários.


Ao acessar sua página, esses dados ficam disponíveis embaixo de cada postagem.

Veja na imagem ao lado. ->



O anúncio patrocinado tem como objetivo aumentar esses números. Ou seja, seu post terá mais visualizações e interações - captando, assim, novos clientes em potencial.

É uma forma de fazer com que sua marca, produto ou serviço seja conhecida por mais pessoas - e, principalmente, por pessoas que tenham interesse no que está sendo oferecido. Mas, como fazer isso de maneira eficiente? É muito simples!


Primeiro, faça a publicação normalmente. Depois, acesse sua página e localize o post que você deseja impulsionar.


Você já sabe onde estão as informações sobre alcance e envolvimento. Agora note que, ao lado delas, existe o botão azul de "Impulsionar publicação".


Observe na imagem. ->




Ao clicar, você terá acesso a uma nova janela com todos os dados necessários para realizar o anúncio - como demonstrado na imagem abaixo.

Agora é hora de ler cada tópico com bastante atenção para que o anúncio tenha o retorno desejado. Primeiramente, você deve escolher o objetivo do seu anúncio. São duas opções: obter mais interação do público com a sua página ou investir em mensagens de possíveis clientes.

A melhor alternativa vai depender do tema do seu post e da sua intenção.


Em seguida, você pode adicionar um botão ao post que direcionará o usuário para outra ação. Pode ser um link de site ou blog, mapa, número para ligação ou WhatsApp e até mesmo sua caixa de mensagens do próprio Facebook.

O próximo passo é escolher o público-alvo, ou seja, para quem o anúncio é destinado. Já explicamos melhor sobre esse conceito em dois posts aqui no blog: Marketing para Oficina Mecânica e Fidelização do Cliente na Oficina Mecânica. Ainda não leu? Acesse e saiba mais: http://bit.ly/Marketing-Oficina e http://bit.ly/FidelizacaoCliente.


Voltando a falar do anúncio, você pode definir seu público-alvo selecionando algumas informações, como:

  • localização: cidade, estado, país

  • gênero: feminino, masculino ou ambos

  • faixa etária

  • pessoas que curtem sua página, amigos de pessoas que curtem sua página

  • pessoas interessadas em determinados assuntos (exemplo: carros, oficinas, universo automotivo em geral etc)

Por conta do algoritmo do Facebook, muitas vezes seu post não chega para todos os usuários que curtem sua página. Então, você também pode escolher potencializar o post apenas para eles. As outras opções são: pessoas que curtiram sua página e amigos delas ou pessoas na sua região.

(Obs.: no artigo anterior, também explicamos como conhecer melhor o público que já segue a sua página. Essas informações podem ser úteis para determinar quem será seu público-alvo. Se você ainda não leu, acesse: http://bit.ly/RedesSociais__).


Por fim, você deve escolher o valor que será aplicado no post e a data da veiculação. O orçamento será distribuído entre os dias desejados. Ao mexer nessas opções, você receberá também informação sobre o alcance do post - ou seja, quantas pessoas serão atingidas de acordo com o investimento.


Para finalizar, você deve escolher a forma de pagamento: boleto ou cartão (débito/crédito). O primeiro funciona como crédito. Isto significa que você pode emitir um boleto de, por exemplo, 100 reais e distribuir esse valor em vários posts (quatro posts de 25 reais, dois de 50 reais, dez de 10 reais etc). Você só poderá utilizar depois que o Facebook identificar o pagamento. Já a opção de cartão é válida apenas para o momento do anúncio e possibilita a veiculação imediata.

Outra alternativa prática é criar uma conta no paypal, que pode ser vinculada tanto ao Facebook quanto ao Instagram.


Para acompanhar o andamento do anúncio patrocinado, você pode ir direto no post e ver a atualização dos dados de alcance e envolvimento ou ainda acessar o gerenciador de anúncios.


Saiba como encontrá-lo. ->










Acesse todas as informações dos

últimos anúncios veiculados. ->






Instagram

O passo a passo para o Instagram é muito similar ao do Facebook. Faça sua publicação, acesse a página e localize o post. O aplicativo também disponibiliza informações sobre alcance e envolvimento + botão para patrocinar (aqui é descrito como "Promover").


Ao acessar o botão azul, basta preencher a sequência da mesma forma feita no Facebook. Confira na imagem abaixo:


Pronto! Seus anúncios patrocinados estão prontos para serem veiculados. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! :)

22 visualizações
ENTRE EM CONTATO COM A S.Y.L

(15) 3235-4900

Avenida Vela Olímpica, 851 - Jd. Ouro Branco - Sorocaba/SP - CEP: 18087-350

© 2019 | S.Y.L Pastilhas e Sapatas de Freios | Direitos reservados