top of page

blog da syl

  • Foto do escritorSYL - Sistema de Freios

Saiba como obter sua CNH digital.


Apesar de ter sido divulgada há dois anos, a CNH digital (também chamada de eletrônica) não conseguiu grande aderência por parte dos motoristas. O que poucas pessoas sabem é que, de lá para cá, ficou ainda mais fácil ter o documento. Além disso, sua utilização não invalida a carteira impressa.


E você? Conhece a CNH digital?


Ela é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação e possui o mesmo valor jurídico da impressa. Isto significa que pode ser utilizada como documento de identidade em todo o território nacional - inclusive na hora do embarque em aeroportos. A emissão é opcional, gratuita e está disponível para todos os estados brasileiros. O documento fica disponível através de um aplicativo no celular que pode ser acessado mesmo offline.


Como obter a CNH digital?

Primeiramente, verifique se a sua CNH impressa conta com um QR Code (código de barras em forma de quadrado) na parte interna. Ele é necessário para a obtenção do documento eletrônico. Todas as CNHs emitidas desde maio de 2017 possuem o código. Se não for o seu caso, você pode solicitar uma nova via do documento ou aguardar a renovação.

Além disso, a habilitação deve estar dentro do prazo de validade e em situação regular (ou seja, não pode estar suspensa e nem cassada). Se for necessário fazer alguma alteração nos dados cadastrais (como endereço ou estado civil, por exemplo), solicite ao Detran anteriormente.


Sua CNH se encaixa em todos os requisitos?

Vamos ao passo a passo de como obter a CNH eletrônica.


1. Faça seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran.

2. Baixe gratuitamente no seu celular o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (iOS ou Android) -como demonstrado no vídeo abaixo.


3. Faça o login com os dados cadastrados no Portal de Serviços do Denatran.

4. Adicione sua CNH conforme a imagem a seguir.


Alguns estados também permitem a digitalização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).


Se você é adepto da CNH digital, é importante ficar atento ao consumo de bateria do seu celular. Se ele estiver descarregado, você deve portar outro documento de identificação. Em caso de dúvidas, entre em contato com a autoridade de trânsito do seu estado.


87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page