ENTRE EM CONTATO COM A S.Y.L

(15) 3235-4900

Avenida Vela Olímpica, 851 - Jd. Ouro Branco - Sorocaba/SP - CEP: 18087-350

© 2019 | S.Y.L Pastilhas e Sapatas de Freios | Direitos reservados

blog da syl

  • paola9574

Cuidados ao dirigir em dias de chuva


Dirigir em dias chuvosos exige do motorista ainda mais atenção do que em outros períodos. Neblina, risco de derrapagem, pistas menos aderentes e buracos escondidos sob poças de água podem complicar a direção.


Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados ao pegar o carro sob essas circunstâncias. Vamos às dicas?





1- Manter distância do veículo à sua frente

Este hábito deve ser constante, mas é ainda mais importante em dias de chuva. Com o acúmulo de água, as vias ficam mais escorregadias – o que aumenta o risco de colisões no momento da freada. Uma distância considerada segura corresponde a aproximadamente dois veículos.


2- Manter o farol baixo ligado nas estradas

É lei e está prevista no Código Brasileiro de Trânsito. O uso do farol baixo é obrigatório nas estradas – mesmo em perímetro urbano. Em dias de chuva, o farol baixo possibilita uma visualização melhor dos outros veículos - principalmente em áreas de neblina. IMPORTANTE: não utilize o farol alto sob essa circunstância. Ele pode atrapalhar a visibilidade dos outros motoristas.


3- Acionar o limpador de para-brisa e o desembaçador traseiro

Eles auxiliam a manter uma visibilidade adequada.


4- Parar o carro se a chuva estiver muito intensa

Se o uso dos limpadores não for suficiente para proporcionar visibilidade, o recomendado é parar o carro. Procure um local seguro para isso. Quando o acostamento for a única opção, lembre-se de ligar o pisca-alerta. IMPORTANTE: não acione esse item se o veículo estiver em movimento. Outros motoristas podem se confundir e acabar provocando um acidente.


5- Atenção às linhas e tachões (olhos-de-gato)

Utilize essas sinalizações para se guiar quando a visibilidade estiver baixa.


6- Atenção ao risco de aquaplanagem

É o grande medo dos motoristas em dias chuvosos. A aquaplanagem acontece quando o carro perde o contato com o asfalto ao passar por uma lâmina de água. Isso faz com que ele derrape, colocando em risco o motorista e passageiros. A manutenção do sistema de freios e dos pneus é fundamental para evitar o problema. Mas, se acontecer, procure ter calma. A dica é manter as duas mãos firmes no volante e tirar o pé do acelerador – sem pisar nos freios ou virar a direção. Permaneça assim até que os pneus voltem a ter contato com o asfalto.


7- Cuidado ao realizar ultrapassagens

Essa dica é válida também para dias secos. Antes de ultrapassar um veículo, garanta que a manobra não é arriscada. Em dias de chuva forte, evite fazê-la.


8- Evitar vias alagadas

Em geral, todo motorista tem um trajeto de costume. Se souber que as vias estarão alagadas, não arrisque! Procure rotas alternativas.


9- Evitar sair de moto

Se não for possível, invista em acessórios que possam ajudar na sua proteção, como: capacete com viseira apropriada, roupas especiais, capa de chuva, luvas e botas.


Além disso, algumas dicas simples também podem fazer toda a diferença. Dirija sempre com calma e com as duas mãos no volante. Respeite a velocidade máxima da via e, quando possível, reduza. Verifique sempre os itens de segurança do seu veículo – tanto sistema de freio quanto pneus e limpadores.


Ficou com alguma dúvida? Tem alguma comentário? Compartilhe com a gente! :)

4 visualizações