Entrou em vigor a obrigatoriedade das novas placas de carro Mercosul. O padrão será o mesmo para todos que integram o bloco - começando pelos países membros. Além do Brasil, que passou a exigir o modelo no último dia 31, Argentina e Uruguai também já implantaram a novidade. Os próximos países serão Paraguai e Venezuela (mesmo suspensa), que devem ser seguidos pelos associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
É importante ressaltar que a nova medida não é exigida a todos os veículos em circulação. As circunstâncias em que ela se torna obrigatória são:
1- Primeiro emplacamento;
2- Troca de município e/ou estado;
3- Alteração na categoria do veículo;
4- Placa danificada, ilegível ou furtada.
A troca também é possível para os veículos que não se encaixam nas situações acima, se o proprietário desejar. Basta verificar a disponibilidade das placas no seu estado.
O novo modelo é formado por quatro letras e três números – ao contrário do antigo. Isso permite 450 milhões de combinações. O tamanho, por outro lado, permanecerá o mesmo. Confira o exemplo:
Foto: Detran/Divulgação
Foto: Detran/Divulgação
Outra novidade é que a cor das letras e números também alteram de acordo com as informações detalhadas abaixo:
Foto: Detran/Divulgação
O fornecimento das novas placas continua sendo de responsabilidade das estampadoras credenciadas. Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários! :)
Commenti