blog da syl

  • paola9574

Novas placas Mercosul

Entrou em vigor a obrigatoriedade das novas placas de carro Mercosul. O padrão será o mesmo para todos que integram o bloco - começando pelos países membros. Além do Brasil, que passou a exigir o modelo no último dia 31, Argentina e Uruguai também já implantaram a novidade. Os próximos países serão Paraguai e Venezuela (mesmo suspensa), que devem ser seguidos pelos associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.


É importante ressaltar que a nova medida não é exigida a todos os veículos em circulação. As circunstâncias em que ela se torna obrigatória são:

1- Primeiro emplacamento;

2- Troca de município e/ou estado;

3- Alteração na categoria do veículo;

4- Placa danificada, ilegível ou furtada.


A troca também é possível para os veículos que não se encaixam nas situações acima, se o proprietário desejar. Basta verificar a disponibilidade das placas no seu estado.


O novo modelo é formado por quatro letras e três números – ao contrário do antigo. Isso permite 450 milhões de combinações. O tamanho, por outro lado, permanecerá o mesmo. Confira o exemplo:

Foto: Detran/Divulgação


Foto: Detran/Divulgação


Outra novidade é que a cor das letras e números também alteram de acordo com as informações detalhadas abaixo:

Foto: Detran/Divulgação


O fornecimento das novas placas continua sendo de responsabilidade das estampadoras credenciadas. Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários! :)

13 visualizações
ENTRE EM CONTATO COM A S.Y.L

(15) 3235-4900

Avenida Vela Olímpica, 851 - Jd. Ouro Branco - Sorocaba/SP - CEP: 18087-350

© 2019 | S.Y.L Pastilhas e Sapatas de Freios | Direitos reservados