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Como utilizar redes sociais para oficina


Cada vez mais o mercado exige das empresas que elas estejam presentes no mundo digital. Isto acontece porque o alcance das mídias vai muito além da proximidade física com os clientes e também do famoso marketing boca-a-boca. Através das redes, é possível chegar nos consumidores sem um mediador.


Para te ajudar nesse caminho, hoje começaremos uma série de artigos com a temática "Redes sociais para oficina mecânica". Se o seu negócio ainda não possui nenhum perfil nas redes, considere começar marcando presença nas mais populares.


Segundo estudos, os aplicativos dessa modalidade mais acessados no Brasil são: Instagram, Facebook, WhatsApp e Youtube. Os dois primeiros oferecem maior facilidade na captação de clientes e também na promoção dos seus serviços. E é por isso que eles serão assunto do nosso primeiro artigo.


Facebook e Instagram

Antes de mais nada, lembre-se: você está criando um perfil comercial. Isto significa que é necessário criar uma página no Facebook e uma conta profissional no Instagram. Ambos são diferentes do perfil utilizado para uso pessoal. Entretanto, no caso do Facebook, é necessário ter o pessoal para criar a página comercial.

É importante levar em conta alguns aspectos da sua marca quando for pensar em mídias digitais. Primeiro: tenha um logo. Logo nada mais é que um desenho ou sigla que represente o seu negócio. Por exemplo, este é o logo da SYL:



O logo deve transmitir a identidade da marca e fazê-la ser reconhecida. Por isso, quando tratamos de redes sociais, costumamos utilizar essa imagem nas fotos de perfil. No caso do Facebook, é necessário pensar também numa imagem para capa.

As imagens são fundamentais no mundo digital. Fotos com qualidade atraem mais seguidores e são impulsionadas pelas plataformas. É fundamental ter isso em mente.


O algoritmo do Instagram e do Facebook faz com que os posts mais relevantes para cada usuário apareçam em seu feed – ou seja, o aplicativo identifica os assuntos de interesse e envia o conteúdo referente. O objetivo é que o usuário encontre o que ele deseja assim que acessar sua rede social.

O engajamento, ou seja, interação do usuário com os posts é muito importante para que a empresa ganhe notoriedade. O algoritmo entende que o público-alvo está interessado naquele conteúdo e começa a fornecer com prioridade e maior frequência – fixando a marca no dia a dia e na mente do consumidor.


Para que isso aconteça, é necessário que – em primeiro lugar – o cliente conheça esse conteúdo. Algumas técnicas simples e gratuitas podem ser aplicadas para atingir esse objetivo, como: produção de conteúdos com texto e imagem de qualidade, uso de hashtags e localização (no caso do Instagram), posts veiculados em horários de pico (quando mais usuários estão online) e uso dos stories (posts no Instagram que ficam disponíveis por 24h).

Para atingir um número significativo de contas, é recomendado impulsionar com anúncios patrocinados. Você pode começar com valores baixos para testar o retorno que terá de potenciais clientes. Além disso, eles também permitem clique direto para links, ligação ou envio de e-mail e mensagem.


Se houver a possibilidade de maior investimento na área de marketing digital, profissionais especializados podem te ajudar.


Por onde começar? Veja o passo a passo a seguir.


Facebook

Acesse o site com um perfil pessoal e procure o item "Páginas" no menu lateral esquerdo.






Instagram



Para obter informações sobre seu público, acesse:


Facebook


Instagram













No próximo post, falaremos sobre anúncios patrocinados. Fique ligado! 😉🚙👊

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